CUSTOS DE TRANSAÇÃO E CERTIFICAÇÕES EM FEIRAS AGROECOLÓGICAS
UM CASO NO DISTRITO FEDERAL
Resumo
Abstract: This article aims to inquire the organic food and product labeling process in Brazil in order to review market failures that take place in agroecological and farmer´s markets. It passes through the observation of commerce, especially by the operational means of Feira da Ponta´s market, in Brazil’s Federal District, assessing asymmetric information and given incentives to small-scale farmers from family farming. The analysis regards Transaction Cost Economics, the frequency of credence goods past the transactional behavior and the reliance-based relations influence over the trades. Label incentives to producers and adversities towards the combined process are analyzed and contemplated via a literature review. Keywords: Organic, Agroecology, Farmer’s Markets Resumo: Este artigo busca indagar sobre funcionamento de processos de certificação de produtos e alimentos orgânicos no Brasil a fim de estudar algumas falhas de mercado presentes em feiras agroecológicas do tipo farmer´s markets. Passa-se pela observação da comercialização, sobretudo através funcionamento da Feira da Ponta, no DF, avaliando a presença da assimetria de informação e dos incentivos fornecidos aos produtores de pequena escala oriundos da agricultura familiar. A análise considera a Economia de Custos de Transação (ECT), a frequência de “bens de crença” no comportamento das transações e a influência dos laços de confiança no processo de venda. Incentivos à certificação para produtores e dificuldades no processo agregado são analisados e ponderados em uma revisão bibliográfica. Palavras-chave: Orgânicos, Agroecológico, Farmer’s MarketsDownloads
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2024-05-09
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Seção
Artigos