Uma investigação das causas da retenção discente no Bacharelado em Gestão Ambiental da Faculdade UnB Planaltina

Autores

Resumo

O objetivo do artigo é identificar o tempo médio para a conclusão do curso de bacharelado em Gestão Ambiental (GAM) noturno da Faculdade UnB Planaltina (FUP) no peréodo de 2008 a 2018, apontando as principais causas que contribuí­ram para a retenção dos estudantes no curso. Na primeira etapa da pesquisa, elaborada via estatística descritiva, verificou-se que os alunos levaram, em média, cinco anos para concluir o curso de Gestão Ambiental. A segunda etapa do estudo revelou, via dados obtidos por meio da aplicação de questionários eletrônicos semiestruturados a alunos egressos de GAM/FUP, que as causas preponderantes de retenção no curso são: grau de escolaridade do pai e da mãe, a renda familiar e o tipo de transporte utilizado para acesso à FUP durante a graduação.

Biografia do Autor

Juliano Vargas, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências Econômicas (2015) e Bacharel em Ciências Sociais (2016) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2007). MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior pela Universidade Candido Mendes (2017). Tem interesse na área de Ciências Econômicas e Sociais.

Ivonaldo Vieira Neres, UnB

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade AD1(2010), especialização em Pós Graduação em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepagá(2011) e mestrado-profissionalizante em Gestão Pública pela Universidade de Brasília(2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Downloads

Publicado

2019-09-22