O impacto do coronavírus sobre o comércio internacional brasileiro e a globalização multilateral

Autores

  • Fernanda Soares Dourado UnB
  • Matheus Rodrigues Teixeira Braga UnB
  • Pedro Watuhã dos Santos Guerra UnB
  • Vinícius de Almeida Nery Ferreira UnB

Resumo

O presente artigo tem por objetivo aferir os principais efeitos derivados do novo coronavírus sobre o comércio internacional brasileiro. Para isso, fez-se um estudo dos impactos da pandemia na economia doméstica e traçou-se o panorama histórico da inserção brasileira nos mercados globais a partir do início do século XXI, com ênfase especial no crescente papel da China. Além disso, fez-se uma análise das potenciais mudanças causadas e aceleradas pelo vírus nas organizações multilaterais e no processo de globalização. Por fim, buscou-se estimar, a partir da correlação entre o desempenho da atividade econômica mundial e brasileira, medida por seus respectivos PIBs, e de sua abertura comercial, o efeito quantitativo da crise no volume de comércio internacional do Brasil em 2020 e 2021. Os dados utilizados para o comércio exterior brasileiro, crescimento do PIB mundial e crescimento do PIB brasileiro foram provenientes, respectivamente, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), do Banco Mundial e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Downloads

Publicado

2022-04-08