Análise das políticas de sustentabilidade e responsabilidade social como diferencial competitivo para as empresas
Resumo
Nas últimas décadas muito se tem debatido sobre a responsabilidade social das empresas e a sua sustentabilidade. Diversos questionamentos são levantados sobre o comprometimento das empresas com causas de natureza social, ambiental e econômica, existentes nas comunidades nas quais estão inseridas. Um dos grandes questionamentos sobre o tema é a questão do retorno que esse tipo de investimento traz para a empresa. Nesse contexto, este trabalho visa através de pesquisa bibliográfica, inclusive pesquisa realizada pelo Instituto Ethos em parceria com o Instituto Akatu e o Instituto Market Analysis, analisar se adoção e implantação de políticas e estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social realmente oferecem um diferencial competitivo para as organizações que as desenvolvem, em relação as que não possuem tais estratégias em seus modelos de gestão. A análise dos dados revelou que está ocorrendo uma mudança no comportamento dos consumidores; que os mesmos estão mostrando preferência pelos produtos e serviços oferecidos por empresas socialmente responsáveis, e punindo as empresas que não se comprometem com as causas sociais.Downloads
Publicado
2018-09-14
Edição
Seção
Artigos