Planos de Saúde: Situação Econômico-financeira e Satisfação dos Clientes

Autores

  • Lorena Rezende do Prado
  • Marcelo Driemeyer Wilbert Depto. de Ciências Contábeis e Atuariais, Universidade de Brasília (UnB) http://orcid.org/0000-0002-8671-3583
  • Débora Driemeyer Wilbert Departamento de Fisioterapia / Escola da Saúde Centro Universitário das Faculdades Metropolitans Unidas - FMU

Resumo

A saúde coletiva suplementar apresentou aproximadamente 70 milhões de beneficiários em 2016, conta com grande nível de reclamações e representa um grande desafio para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na busca por conciliar os interesses das empresas e dos usuários. Observa-se também que nos útimos anos a quantidade de empresas de saúde suplementar tem diminuído. Assim, o objetivo deste artigo é verificar a relação entre a satisfação dos beneficiários e a situação econômico-financeira das operadoras de planos de saúde (OPS) brasileiras. Por meio de estatí­stica descritiva foram analisados os Indicadores de Satisfação do Beneficiário (IDSB) e alguns indicadores econômico-financeiros (Retorno sobre Patrimônio Líquido, Margem Bruta, Liquidez Corrente e Participação de Capital de Terceiros) para o ano de 2014. Avaliou-se a eficiência das OPS em gerar satisfação dos beneficiários, dada uma situação econômica-financeira, por meio da técnica Análise Envoltória de Dados. A análise de eficiência constatou que 65,5% operadoras de planos de saúde podem ser consideradas eficientes na geração de satisfação em seus beneficiários, dada a situação econômico-financeira da empresa. Foi contatado que as modalidades que OPS que apresentam maior eficiência, são as do segmento exclusivamente odontológico.

Biografia do Autor

Marcelo Driemeyer Wilbert, Depto. de Ciências Contábeis e Atuariais, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Depto. de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCont) da UnB.Mestre e Doutor em Economia.

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Publicado

2018-09-14