Planos de Saúde: Situação Econômico-financeira e Satisfação dos Clientes
Resumo
A saúde coletiva suplementar apresentou aproximadamente 70 milhões de beneficiários em 2016, conta com grande nÃvel de reclamações e representa um grande desafio para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na busca por conciliar os interesses das empresas e dos usuários. Observa-se também que nos útimos anos a quantidade de empresas de saúde suplementar tem diminuÃdo. Assim, o objetivo deste artigo é verificar a relação entre a satisfação dos beneficiários e a situação econômico-financeira das operadoras de planos de saúde (OPS) brasileiras. Por meio de estatística descritiva foram analisados os Indicadores de Satisfação do Beneficiário (IDSB) e alguns indicadores econômico-financeiros (Retorno sobre Patrimônio Líquido, Margem Bruta, Liquidez Corrente e Participação de Capital de Terceiros) para o ano de 2014. Avaliou-se a eficiência das OPS em gerar satisfação dos beneficiários, dada uma situação econômica-financeira, por meio da técnica Análise Envoltória de Dados. A análise de eficiência constatou que 65,5% operadoras de planos de saúde podem ser consideradas eficientes na geração de satisfação em seus beneficiários, dada a situação econômico-financeira da empresa. Foi contatado que as modalidades que OPS que apresentam maior eficiência, são as do segmento exclusivamente odontológico.Downloads
Publicado
2018-09-14
Edição
Seção
Artigos