Comportamentos de Cidadania Organizacional: uma visão dos colaboradores do setor de transporte

Autores

  • Bruna de Vargas Bianchim Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Claudia Andrade Soares Keller Universidade Federal de Santa Maria
  • Talita Gonçalves Posser
  • Vivian Flores Costa
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar os comportamentos de cidadania organizacional presentes no ambiente laboral de uma empresa do setor de transporte de Santa Maria/RS. Para isto, empreendeu-se uma pesquisa de caráter descritivo, de abordagem quantitativa, aplicada a uma amostra de 207 colaboradores, ocupantes de cargos operacionais. Para a coleta de dados adotou-se a Escala de Civismo nas Organizações (ECO) desenvolvida por Porto e Tamayo (2003). Os dados foram tabulados e posteriormente tratados com suporte do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados auferidos permitiram identificar que os colaboradores, em geral, apresentam comportamentos de cidadania organizacional, sendo  a Proteção ao sistema e Cooperação com os colegas os fatores de maior preponderância, respectivamente, dentre as cinco dimensões de auto percepção. Logo, esta pesquisa possui relevância teórica e prática, pois traz uma percepção da temática em um cenário distinto e simultaneamente contribui para que as organizações compreendam a importância e as implicações de se analisar o comportamento do individuo em seu ambiente laboral.

Biografia do Autor

Bruna de Vargas Bianchim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Administração (PPGA/UFSM), bacharel em Administração (UFSM).

Claudia Andrade Soares Keller, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração (UFSM).

Talita Gonçalves Posser

Mestranda em Administração (PPGA/UFSM), acadêmica do curso de Ciências Contábeis (UFSM) e bacharel em Administração (UFSM).

Vivian Flores Costa

Doutoranda em Administração (UFSM). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotada no Curso de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia Farroupilha (IFFar).

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração (UFBA). Professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2019-04-29