Disciplinas de Serviço na Universidade de Brasília

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Resumo

Este estudo teve como objetivo a anélise da disciplina de Introdução à Economia, ofertada pelo Departamento de Economia da Universidade de Brasí­lia, para compreender como os docentes e técnicos administrativos lidam com o aumento do número de alunos, provocado principalmente pela implantação do programa Reuni. Por meio da análise de dados estatísticos referentes à disciplina na UnB, e de questionários aplicados aos professores e técnicos administrativos, foi possível verificar o desempenho acadêmico dos alunos ao longo dos anos, bem como ter o conhecimento das principais dificuldades e opiniões dos técnicos e professores em relação à disciplina, que faz parte de um programa integrado. O estudo teve como base a teoria dos burocratas do ní­vel de rua, a fim de estruturar da melhor forma a análise e sua compreensão. Entre os resultados obtidos, tem-se que o desempenho dos alunos da disciplina apresentou uma queda durante a implantação do Reuni, mas que, logo depois, voltou a crescer. Tal crescimento pode ter sido resultado de adequações por parte dos burocratas de rua - professores, técnicos, coordenação. Como exemplo, é possí­vel citar a elevação do número de monitores da disciplina, que antes era de aproximadamente 15 alunos, e hoje, 26. Também foi possí­vel verificar que a maioria dos professores preferem lecionar em turmas que possuam até 70 alunos, e que o alto número de alunos na sala de aula pode inviabilizar uma melhor relação aluno-professor importante para a difusão de conhecimento da disciplina.

Biografia do Autor

Andrea Cabello, Universidade de Brasília

Departamento de Economia - UnB

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Publicado

2020-08-26