Internacionalização de empresas: o Grupo Gerdau

Autores

  • Igor Estima Sardo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Pedro Funck Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente trabalho apresenta como problema de que modo o Grupo Gerdau foi exitoso ao exportar o próprio capital alhures e, como hipótese à  pergunta, infere-se que isto se deveu pelas otimização das escolhas do Grupo em sua estratégia de alocação de capital nos mercados escolhidos. Analisar e buscar tais causas pode ser justificável, tendo em vista o contexto de internacionalização das finanças internacionais e da produção em geral, do desempenho da economia e do Balanço de Pagamentos brasileiros. No decorrer do artigo, demonstrar-se-á o estabelecimento do Grupo Gerdau no mercado nacional, o processo de internacionalização para as Américas, o desempenho das faculdades da empresas e cpnclusões gerais sobre o trabalho. Por fim, buscar-se-á compreender e demonstrar tal processo bem-sucedido de internacionalização, utilizando-se de ferramentas analítico-teóricas diversas, sempre buscando o diálogo entre teorias, porém com uma preponderância maior da análise do Paradigma Eclético de Dunning.

Biografia do Autor

Igor Estima Sardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Economia e Relações Internacionais, Curso de Relações Internacionais

João Pedro Funck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Economia e Relações Internacionais, Curso de Relações Internacionais

Downloads

Publicado

2020-08-26